Cupim-11-94907-8414-Descupinização de Cupins-Zona Norte-Zona Sul-Zona Leste-Centro-SP-11-3427-2276

Cupim-11-94907-8414-Descupinização de Cupins nas Zona Norte-Zona Sul-Zona Leste-Centro-SP-11-3427-2276.

Dedetização de Cupins-11-97802-8001/94907-8414-zap-Descupinização de Cupins de Solo ou de Madeira Seca nas Zona Norte-Zona Sul-Zona Leste-Zona Oeste-ABCD e Centro deSP-11-4119-0219.

CUPIM – cupins

DD ASA – Matar Cupim 24hs Com a Dedetizadora Aaron grupo ASA | Super Atendimento Imediato‎ | ‎(11) 94907-8414/-4639/3427-2276.

Como Matar Cupim DD ASA: ‎(11) 94907-8414/4149-4639/3427-2276.

Temos Uma Unidade pertinho do Seu Bairro. Oferecemos Descontos Especiais, com Visita Grátis! Equipe s24 Hs no Estado SP. Temos 2 Décadas de Sucesso em SP e no Brasil

Cupins? Resolvemos seu Problema com Rapidez e Preços Justos!

Executamos Serviços de Descupinização em Geral, Cupins de Solo, Cupins de Madeira, Barreiras Químicas, Madeiramentos de Forro e Telhado..

Pagamento Facilitado para Descupinização com Garantia de até 5 anos.

Grupo ASA – Controle de cupins | Dedetizadoras SP – Grupo ASA | Dedetização-Desratização-Descupinização em Toda a Grande São Paulo.

Controle de Pragas em SP: Solicite já o seu orçamento sem compromisso…

DD ASA SP – Controle de Pragas Urbanas | Descupinização Definitiva‎ com até 5 anos de Garantia!!!

Eliminamos Colônias de todos os Tipos de Cupins. Exterminamos os Cupins do seu Imóvel ou empresa. Executamos serviços com as Mais Modernas Técnicas de Eliminação de Pragas, por Tipos e Graus de Infestação…

 

DD ASA – Dedetização Rápida, Barata e Sem Cheiro. Ligue para Nosso Call Center: (11) 97015-1919/94907-8414/4119-0219/4149-4639/3427-2276.

 

Grupo ASA tem Tradição de 2 Décadas no Mercado Paulista e Brasileiro… Pode Acrreditar.. Chegamos Bem Rápido no Local…

 

Dedetizadora de Cupins na Zona Sul SP (11) 97802-8001/97015-1919/94907-8414-zap/11-4119-0219/| Cupim?| Grupo AsA|

dedetizadora-de-cupins-na-zona-sul-grupo-asa-saude-ambiental-são paulo

 

DD ASA Executa SERVIÇO CONTRA CUPINS DE SOLO COM MUITA EFICIÊNCIA E GARANTIA…

Temos equipes de Técnicos em Dedetização de Cupins em Toda a Zona Sul/Leste/Oeste e Norte de SP.

Necessitas de Eliminar cupins em Madeiramentos de Telhados, Guarda Roupas, Móveis, portas, armários e Batentes – DD ASA São Paulo Zona Sul.

Dedetização contra cupins de madeira em Toda a Grande São Paulo… Grupo ASA. (11) 99366-5003/94907-8414-zap/11-3427=-2276/4119-0219/| Cupins?| Grupo AsA Saúe Ambiental SP|

descupinização cupins Descupinização de cupins na zona norte/Leste/Sul. Aaron Dedetização de Cupins – Dedetizadora Grupo AsA SP.

Não Existem Processos Caseiros Eficientes e Seguros, para eliminar cupins… Pois não existem cupinicidas eficientes e de boa qualidade para venda livre, além de pessoas sem treinamentos não usarem métodos, técnicas e equipamentos corretos para tal finalidade…

Aaron SP Dedetizadora | Grupo AsA – Serviços de Desratização-Desinsetização e Descupinização Zona Sul, Zona Norte, Zona Leste e Demais locais da Gd. SP.

 

GRUPO ASA INFORMA: Não deixe que os cupins destruam SUA VASA, EMPRESA OU seu patrimônio. Ligue JÁ para eliminar Cupins com Garantia: …

SP: (11) 96424-9997/97802-8001/94907-8414-zap/11-3427-2276/4119-0219/| Cupim de Solo?| Grupo AsA Resolve!|

DD Aaron faz descupinizacao-na-zona-sul-de-sp-com-orçamentos-via-fone…

Descupinização no Tatuapé? Grupo AsA – Dedetização de cupim na Zona Leste de SP | Aron Dedetizadora Grupo ASA |…

Desinsetização e Descupinização no Parí, no Tatuapé, no Belém, na Mooca, no Carrão, na Penha, em São Miguel e Guraulhos e em toda a Zona Leste SP…. Grupo ASA para eliminar e/ou prevenir infestação de cupins de madeira seca ou cupins subterrâneos (cupim de solo).

Dedetização na Vila Mariana – Dedetizadora na Vila Clementino e no Jabaquara – Chame a | DD Aron Dedetizadora Grupo ASA | Nunca estivemos no Reclame Aqui!|.

Descupinização e controle de Pragas Urbanas em toda a cidade de são paulo… Grupo AsA…

 

PROCURE O GRUPO ASA PARA Encontrar as melhores Dedetizadores em sua região.

Cobrimos Orçamentos (em 90% dos Casos)… Dedetização de Ratos, Cupins, Aranhas, Percevejos, Carrapatos, Baratas, Formigas e Escorpiões… Grupo ASA – Temos Serviços à partir de R$ 180,00 – Ligue e Confira! ‎(11)94907.8414-zap/11-4149.4639/3427.2276.

 

Biologia e Comportamento dos Cupins:

 

Cupins – Termites (ou térmita)

 

*Classificação Científica*

REINO: Animalia

FILO: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Blattodea              

SUBORDEM: Isoptera

 

FAMÍLIAS:

-Cratomastotermitidae

-Mastotermitidae

-Kalotermitidae

-Termopsidae

-Hodotermitidae

-Rhinotermitidae

-Serritermitidae

-Termitidae

 

*Etimologia*

A Palavra “Cupim” originou-se do termo tupi kopi’i. Outro nome usado no Brasil, “itapicuim”, originou-se da junção dos termos tupis i’tá (“pedra”) e piku’i (“o tenro de dentro”).

“Térmite” origina-se do termo latino tarmite, “verme”.

 

*Distribuição Geográfica dos Cupins*

Na maioria das espécies de cupins, as mesmas vivem nas regiões tropicais e subtropicais, com algumas poucas se estendendo até latitudes mais elevadas, raramente além de 40graus norte ou sul.

Mais espécies de cupins podem ser encontradas num único hectare de floresta tropical ou de savana do que em toda a América do Norte e Europa juntas.

Cupins podem chegar facilmente ao nono andar de um prédio (talvez até mais)…

 

*Taxonomia*

Os cupins são insetos hemimetábolos, com metamorfose gradual, aparelho bucal mastigador e ortopteroides.

Muito vinha sendo discutido a respeito das relações internas dentro de Dictyoptera, inclusive se a ordem Isoptera deveria ou não continuar sendo utilizada, já que um gênero de baratas que vivem em madeira (Cryptocercus) é filogeneticamente mais próximo dos cupins do que das demais baratas.

Desta forma, as baratas seriam um grupo parafilético, mas também poder-se considerar os cupins como uma epifamília (denominada Termitoidae[11]) dentro de Blattaria: Blattaria = outras baratas + (Cryptocercus + Termitoidae).

*A classificação mais recente, que se tem noticia, divide a Subordem Isoptera em Onze Famílias*

-Cratomastotermitidae faz parte de um grupo fóssil (em âmbar) encontrado no Brasil, com claras características morfológicas de proximidade com as baratas-da-madeira.

-Mastotermitidae possui atualmente um único representante vivo, na Austrália (Mastotermes darwiniensis); ainda guarda várias características em comum com as baratas-da-madeira, inclusive a simbiose com as -Blattabacterium spp; esta simbiose é posteriormente perdida pelos grupos posteriores de cupins.

-Mastotermes darwiniensis.jpg

-Mastotermes darwiniensis

 

*Abaixo começa o clã do EUISOPTERA*

-Termopsidae

-Hodotermitidae

-Archotermopsidae

-Stolotermitidae

– são capazes de viver em madeira seca sem contato com o solo e nunca constroem ninhos.

 

*Abaixo começa a ordem dos NEOISOPTERA*

-Stylotermitidae

-Os Rhinotermitidae são, na maioria, subterrâneos e se alimentam de madeira. Alguns deles são pragas importantes.

-A família Serritermitidae, até recentemente, era constituída de uma única espécie: Serritermes serrifer, que ocorre apenas no Brasil. Novas evidências, no entanto, indicam que Glossotermes oculatus, espécie da Amazônia previamente incluída em Rhinotermitidae, também pertence a Serritermitidae.

Acima estão as famílias que compreendem os “cupins inferiores”, que apresentam protozoários simbiontes do Filo Metamonada; essa “classificação” tem carácter parafilético.

-Termitidae é bastante diversificada, e compreende cerca de 85% das espécies de cupins conhecidas do Brasil e mais de 70% das espécies de cupins no mundo; são os chamados “cupins superiores”; diferentes de todas as outras famílias, não possuem os flagelados simbiontes[16] e tudo indica que também produzem celulase em quantidades maiores que as outras famílias.[17] Dentre os Termitidae, alguns são comedores de madeira, de folhas, de húmus, e também cultivadores de fungo (e que não ocorrem no Brasil); muitos constroem ninhos grandes e complexos.

-Termiteiro em Chiuanga, na beira moçambicana do lago Niassa

Os ninhos, em muitas espécies, constituem os chamados cupinzeiros ou termiteiros. São montes de forma aproximadamente cilíndrica que podem atingir até nove metros de altura. São feitos de uma pasta de terra, fragmentos de madeira, excrementos e saliva produzida pelas próprias térmitas.

Para se deslocarem à superfície protegendo-se dos seus predadores (formigas, aves, etc.) e evitar a luz do sol, constroem, com grande rapidez, túneis em que usam o mesmo tipo de pasta.

No Brasil, são encontradas apenas as famílias: Kalotermitidae, Rhinotermitidae, Serritermitidae e Termitidae.

 

*A SIMBIOSE*

Como foi mencionado acima, a família de cupins Mastotermitidae e a família de baratas da madeira (Cryptocercidae), possuem em comum a simbiose com as Blattabacterium spp, que é comum à todas as baratas (com exceção de um único gênero). Essa bactéria fabrica aminoácidos a partir de dejetos nitrogenados do hospedeiro…

Por causa dessa importante relação com simbiontes, se inicia nas baratas e toma rumos surpreendentes na história evolutiva dos cupins, alguns pesquisadores defendem que essa relação simbiótica foi fundamental para grandes eventos na evolução de Isoptera…

Mas, Além das Blattabacterium, os cupins (com a única exceção dos Termitidae) possuem simbiose com flagelados do Filo Metamonada, mais especificamente dos clados Oxymonadida, Cristamonadea e Trichonymphea… Pesquisadores sugerem que essa relação simbiótica foi a origem da eussociabilidade dos cupins; uma vez que eles perdem os flagelados quando realizam ecdise, apenas por realizarem trofalaxia é que os recuperam, sendo assim necessário que o obtivessem de terceiros…

E Essa relação simbiótica permitiu aos especialistas produzirem co-cladogramas dos seres simbiontes (sejam as bactérias, sejam os flagelados) que são por vezes idênticas aos cladogramas dos próprios hospedeiros…

 

*COLÔNIAS*

Já Sabemos que todos os cupins são eussociais, possuindo castas estéreis (soldados e operários). Uma colônia típica é constituída de um casal reprodutor, rei e rainha, que se ocupa apenas de produzir ovos; de inúmeros operários, que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas; e de soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia…

Mas existem também reprodutores secundários (neotênicos, formados a partir de ninfas cujos órgãos sexuais amadurecem sem que o desenvolvimento geral se complete), que podem substituir rei e rainha quando esses morrem, e que, às vezes, ocorrem em grande número numa mesma colônia. Os membros da família Kalotermitidae não possuem operários verdadeiros, sendo esse papel desempenhado por ninfas (pseudo-operários ou “pseudergates”) que retêm a capacidade de se transformar em alados ou soldados…

 

*Incrível*

Acreditem, pois existem também cupins desprovidos de soldados, como é o caso de todos os representantes neotropicais da subfamília Apicotermitinae. Alguns cupins possuem dois ou três tipos de soldados, sempre de tamanhos diferentes, e às vezes morfologicamente tão distintos que poderiam passar por espécies diferentes..

Temos conhecimento de que a dispersão e fundação de novas colônias geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa. Nessa época, ocorrem as revoadas de cupins alados (chamados popularmente de aleluias, ararás (do tupi ara’ra: ‘espécie de formiga’), cupins, sililuias, siriruias ou siriris, dos quais alguns poucos conseguem se acasalar e fundar uma nova colônia…

Informações cientificas, dão conta se que as espécies mais conhecidas de colônias são aquelas que formam aglomerados de terra, conhecidas no Brasil como cupinzeiros, são extremamente nocivos para imóveis e materiais feitos em madeiras, porém as colônias mais comuns no meio urbano são as dos chamados cupins de madeira seca, que se instalam dentro de móveis e peças de madeira, sem criar estruturas externas, por isso podem passar anos despercebidos…

 

*Bibliografia*

Eggleton, P.; Beccaloni, G. & Inward, D. 2007. Response to Lo et al.. Biology letters. 3, 564–565 doi:10.1098/rsbl.2007.0367 / Grassé, P.P. 1986. Termitologia: Comportement, socialité, écologie, évolution, systématique. Tome III, Masson, Paris, 715 p. / Higashi, M. & Abe. T., 1997. Global diversification of termites driven by the evolution of symbiosis and sociality. p. 83-112. In: Abe, T., Levin. S.A. & Higashi. M. (eds) Biodiversity- An Ecological Perspective. Springer – Verlag New / Inward, D.J.G.; Beccaloni, G. & Eggleton, P. 2007a. Death of an order: a comprehensive molecular phylogenetic study confirms that termites are eusocial cockroaches. Biology Letters. 3(3): 331-335. / Lo, N.; Engel, M.S.; Cameron, S.; Nalepa, C.A.; Tokuda, G.; Grimaldi, D.; Kitade, O.; Krishna, K.; Klass, K.D.; Maekawa, K.; Miura, T. & Thompson, G.J. 2007. Save Isoptera: A comment on Inward et al. Biology Letters. doi:10.1098/rsbl.2007.0264…

GRUPO ASA É A MELHOR PARA: Eliminar Cupim na Zona Norte – Eliminar cupim na Zona Sul – Eliminar cupim na Zona Leste – Eliminar cupim na Zona Oeste – Eliminar Cupim no Centro de SP – Eliminar Cupim no ABCD – Eliminar Cupim no litoral de SP – Eliminar Cupim na Praia SP – Eliminar Cupim nas Praias – Eliminar Cupins nas Praias de SP – Eliminar Cupins sp – Exterminar Cupim na Zona Norte – Exterminar Cupim na Zona Sul – Exterminar Cupim na Zona Leste – Exterminar Cupim na Zona Oeste – Exterminar Cupim no Centro de SP – Exterminar Cupim ABCD – Exterminar Cupim no Litoral de SP – Exterminar Cupim na Praia – Exterminar Cupim nas Praias de SP – Exterminar Cupins – Dedetizar Cupim na Zona Norte – Dedetizar Cupim na Zona Sul – Dedetizar Cupim na Zona Leste – Dedetizar Cupim na Zona Oeste – Dedetizar Cupim no Centro de SP – Dedetizar Cupim no ABCD – Dedetizar Cupim no Litoral de SP – Dedetizar Cupim na Praia de SP – Dedetizar Cupim nas Praias de SP – Dedetizar Cupins – Dedetização de Cupim na Zona Norte – Dedetização de Cupim na Zona Sul – Dedetização de Cupim na Zona Leste – Dedetização de Cupim na Zona Oeste – Dedetização de Cupim no Centro de SP – Dedetização de Cupim no ABCD – Dedetização de Cupim no litoral de SP – Dedetização de Cupim na Praia de SP – Dedetização de Cupim Praias de SP – Dedetização de Cupins. Não Feche com Outra Empresa de Dedetização… O Grupo ASA Cobre Orçamentos em (90%) dos Casos.

DESCUPINIZAÇÃO? FAZEMOS ORÇAMENTOS VIA FONE OU ZP – LIGUE AGORA PARA NOSSO CALL CENTE: SP: (11) 97015-1919/99366-5003/96424.9997/97802.8001/94907.8414-zap/11-3427.2276/4119.0219/4149-4639| Cupim de Solo?| Grupo AsA Resolve!|

ddasa@ddasa.com.br

 

 

Bill Andersen – 2019.